O governo do estado do Rio de Janeiro, através de instruções recebidas pelo Ministério da Saúde, realizará uma pesquisa genômica, onde a Secretaria Municipal de Saúde fará parte dos testes com o principal intuito de descobrir qual a variante da covid-19 está circulando nas instalações recentes nos hospitais que pertencem à Rede Nacional de Vigilância Hospitalar.
Serão coletados para análise 30 materiais, que passarão pelo exame de PCR, ou seja, teste que atua detectando o material genético do vírus, os resultados serão encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ). Não há ainda um público específico a ser testado, mas será necessário que o paciente esteja internado no Hospital Municipal Raul Sertã.
Os pacientes que forem testados terão também fichas contendo informações básicas e vacinais, caso o mesmo tenha tomado a vacina contra a Covid-19. O tempo estimado para o governo municipal encaminhar as amostras à capital será de três semanas.
A Subsecretária de Vigilância em Saúde pretende, através dos resultados, possibilitar que a cidade continue monitorando as variantes da doença, podendo evitar uma alta circulação do vírus.
Por Victor Borges
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.