A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa realizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, acontecerá durante todo o mês de novembro, no estado do Rio de Janeiro. Essa, é uma ação que visa imunizar mais de 800 mil cabeças de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade.
Diferente da primeira, esta etapa conta com uma novidade: o recente sistema digital elaborado pelo Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), o qual deixa disponíveis formulários digitais para lançamento dos dados de rebanho e cadastro on-line.
Dessa forma, o pecuarista tem até o dia 30 para adquirir e aplicar a vacina. Já as declarações de vacinação, deverão ser entregues ou enviadas aos núcleos de defesa agropecuária até cinco dias após a aplicação.
Por conta da pandemia da Covid-19, a Secretaria informa que todas as medidas de prevenção deverão ser seguidas durante a compra das vacinas nas lojas agropecuárias e também na entrega da declaração da vacinação junto à equipe de defesa agropecuária.
Contudo, os produtores deverão se atentar aos seguintes passos:
• adquirir as vacinas em lojas autorizadas;
• transportar em caixa de isopor com gelo;
• aplicar 2ml na tábua do pescoço;
• preencher toda declaração de vacinação;
• enviar a declaração e nota fiscal via whatsapp pelo número (021) 98605-1198, e-mail ou acessar o site da Secretaria de Agricultura.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.