Outubro Rosa: Amma realiza atividades durante todo o mês

Depois do setembro amarelo é a vez do outubro rosa conscientizar a população. O mês tem como campanha principal o alerta para o câncer de mama, que atinge principalmente as mulheres, mas que não deixa de se manifestar também em homens.

Em 2018, somente em mulheres, 59.700 novos casos de câncer de mama foram registrados, e por isso a importância do tema ser abordado. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito maiores do que quando a descoberta acontece no estágio avançado da doença. Dessa forma, profissionais da saúde reforçam que o autoexame deve ser realizado com frequência e que consultas de rotina sejam também.

Em Nova Friburgo, a Associação das Mulheres Mastectomizadas (AMMA), trabalha o ano inteiro com a divulgação do assunto, mas em outubro a conscientização é redobrada. A associação, fundada no ano 2000, presta também apoio assistencial às pessoas que são diagnosticadas com o câncer de mama, oferecendo próteses externas, sutiãs especias com preços mais acessíveis, empréstimo de perucas e lenços, terapias, Reiki (medicina alternativa baseada em pseudociência).

Neste ano, a associação iniciou suas ações com visitas à mulheres em fase de tratamento. Durante todo o mês, equipes irão dar palestras em fábricas e estabelecimentos comerciais da cidade para alertar a população sobre a doença. Um almoço para arrecadação de fundos para a associação também entra no calendário das atividades realizadas, e para fechar o mês, como de costume, a AMMA realizará a caminhada rosa, na Avenida Alberto Braune.

Programação :

  • Todo o mês : venda de camisas do Outubro Rosa (R$20), palestras em fábricas e estabelecimentos comerciais
  • 20 de Outubro : Almoço Natureza Bufet; na antiga Fábrica Ipu (R$50)
  • 26 de Outubro: Caminhada Rosa; concentração às 9 horas em frente ao Shopping da Rua Moisés Amélio

Bianca Chaboudet

Bianca faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta