As ações de administração de benefícios do programa Bolsa Família pelos municípios e as alterações cadastrais de famílias beneficiárias para a gestão da folha de pagamento serão retomadas neste mês de dezembro.
A decisão do Ministério da Cidadania, por meio da Instrução Normativa nº 01/2020, considera o encerramento do pagamento da extensão do Auxílio Emergencial em 31 de dezembro de 2020.
De acordo com a Secretária Nacional de Renda de Cidadania, Fabiana Rodopoulos, a Instrução Normativa serve para a retomada do programa a pleno vapor, com gestão de benefícios e atualização cadastral, para a folha de pagamento de janeiro.
O Governo Federal havia suspendido os processos de gestão e operação do programa e do Cadastro Único em março para evitar aglomerações nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Com a extensão do Auxílio Emergencial, qualquer alteração cadastral dos beneficiários do Bolsa Família não modificava o benefício recebido. Agora, os ajustes declarados no Cadastro Único voltarão a ter reflexo já para a folha de pagamento de janeiro de 2021.
Imagem: (Reprodução/Governo Federal)
Por Jussara Conceição.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.