Programas visam bem estar dos idosos no isolamento social

O grupo Guardiões dos Idosos é um projeto idealizado pela primeira dama de Nova Friburgo, Cristina Bravo, junto com a equipe de Assistência Social da Prefeitura que tem como principal objetivo continuar atendendo e prestando assistência aos idosos, mesmo que a distância, visto que as atividades do Espaço de Convivência da Pessoa Idosa foram suspensas por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Quarenta mil cidadãos friburguenses são idosos e, consequentemente, fazem parte do principal grupo de risco neste período de quarentena e isolamento social. Por isso, o programa também tem como objetivo dialogar comesse público, que pode estar sofrendo com o prolongamento do isolamento social, e encaminhar os mais fragilizados para o devido tratamento individual online ou por telefone.

A equipe do programa é formada por psicólogos, advogados, pedagogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, profissionais que realizam atividades artísticas e de artesanato, e por voluntários.

O plano também inclui realizar um cadastro dos participantes, pois ações de doações de cestas básicas e fraldas serão feitas para os necessitados. Eles estão buscando parcerias com empresas privadas para que os melhores produtos e serviços sejam oferecidos aos idosos.
Disque 100

Na última quinta-feira, 29, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou durante uma entrevista coletiva, que vai criar um canal exclusivo do Disque 100 para atender idosos em situação de isolamento social. Ao entrarem em contato com a equipe de atendimento, os idosos receberão informações gerais sobre a pandemia e contarão com acolhimento social para confortá-los.

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos e funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *