Projeto de manejo e paisagismo da Praça Getúlio Vargas é discutido

Foi realizada na última sexta-feira, 02, uma reunião entre o grupo de trabalho (GT) e o o grupo de acompanhamento, formado por representantes da sociedade civil, para que seja realizado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de recuperação da Praça Getúlio Vargas. O encontro ocorreu no Centro Administrativo César Guinle e teve como foco a intervenção imediata para a praça, trazendo um ambiente mais bonito esteticamente e cumprindo com as determinações do TAC.

Foi apresentado pelo presidente do GT, Luiz Fernando Dutra Folly, ações que podem ser aplicadas pela Prefeitura de Nova Friburgo, levando em consideração o momento atual de pandemia e visando a devolução do local para uso da população. Entre as mudanças indicadas está a substituição do projeto de obra descrito no TAC por um plano de manejo e paisagismo, que cuidará dos canteiros, árvores e demais espécies da Praça Getúlio Vargas, além da troca e manutenção do mobiliário urbano (bancos, iluminação e lixeiras).

Outro ponto apresentado foi o cancelamento da prospecção arqueológica, que é um tipo de operação no solo, permanecendo o monitoramento arqueológico obrigatório durante a retirada dos tocos mortos e replantio das mudas de eucaliptos. Será criada também uma cartilha técnica com formas de tratamento, manutenção, adubação para o trabalho com as árvores da praça, dando um norte para futuras administrações.

O grupo de trabalho também propôs a instalação de pontos com informações sobre a praça, buscando focar no que diz respeito a educação patrimonial.

Caso as propostas discutidas forem aprovadas, será formalizado um documento em nome dos dois grupos, para ser apresentado ao prefeito, Johnny Maycon, e ao Ministério Público Federal.

Além da presença dos grupos responsáveis, a reunião contou com a participação do presidente da OAB Nova Friburgo, Alexandre Valença, o representante do grupo SOS Praça, André Campbell, o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio Rezende, representante da Acianf, Fernando Cavalcanti, representante da feira de artesanato da Praça Getúlio Vargas, Gustavo Domingos Moreira e o representante do vereador, José Carlos Schuabb (Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico), Matheus Mozer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *