Sarampo: mais de 5.000 pessoas são vacinadas em Dia D
- março 10, 2020
- 0
Ocorreu no último sábado, 07, o terceiro Dia D de vacinação contra o sarampo. A ação faz parte da campanha “RJ contra o Sarampo”, que teve início em
Ocorreu no último sábado, 07, o terceiro Dia D de vacinação contra o sarampo. A ação faz parte da campanha “RJ contra o Sarampo”, que teve início em
Ocorreu no último sábado, 07, o terceiro Dia D de vacinação contra o sarampo. A ação faz parte da campanha “RJ contra o Sarampo”, que teve início em janeiro deste ano.
Os cidadãos de 30 a 59 anos foram os que mais buscaram a vacina neste Dia D: 4.583 estiveram presentes, mas o número de vacinados foi de 4.433.
Entre as crianças e os jovens de 1 a 29 anos muitos compareceram, entretanto menos da metade foi vacinada. Foram 2.554 presentes e apenas 866 receberam a dose. Compareceram também 57 bebês de 06 a 11 meses e 22 tomaram a vacina. No total, 7.194 friburguenses aderiram à campanha e 5.321 foram vacinados.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida quando o paciente tosse, fala, respira ou espirra próximo de outras pessoas. A única forma de prevenção é a vacina. Entre os sintomas estão: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso. Outros sintomas aparecem entre 3 a 5 dias como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas e em seguida, no resto do corpo. A complicação da doença pode acarretar outros maus e até a morte.
No início deste mês a cidade confirmou 11 casos, os jovens adultos, de 20 a 39 anos são os mais contaminados, com 9 infectados.
A vacina pode ser tomada fora dos dias de campanha nos postos de saúde da cidade. Para isso, é necessário levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.