Secretaria de Estado de Saúde informa possível fechamento do hospital de campanha de Nova Friburgo

Na última sexta feira, 24,  aconteceu uma coletiva de imprensa com algumas figuras importantes da área da saúde de Nova Friburgo para, em primeiro momento, ser apresentada a nova métrica das bandeiras da cidade, porém, um assunto muito discutido nessa reunião também foi o Hospital de Campanha, que, inicialmente tinha o prazo de inauguração para o dia 30 de Abril.

Quase 3 meses depois dessa previsão, o hospital ainda não foi inaugurado e isso têm gerado muitas dúvidas na população, mas o governo do município não tinha as respostas certas, já que é um projeto estadual.

Então, nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para saber a respeito do andamento da obra e de uma previsão de entrega e fomos respondidos, na manhã de hoje, 27, que o Hospital de Campanha de Nova Friburgo já está pronto. Porém, ficaria fechado e seria usado apenas como retaguarda, ou seja, caso haja uma segunda onda de Covid-19 no estado.

Após essa resposta da Secretaria Estadual de Saúde, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) divulgou que a unidade friburguense pode ser fechada, juntamente aos hospitais de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Isso foi revelado em uma oitiva na Alerj durante a manhã desta segunda-feira, promovida pela Comissão Especial de Fiscalização dos Gastos na Saúde Pública Durante o Combate do Coronavírus e pela Comissão de Saúde, em que  Alex Bousquet, secretário de Estado de Saúde, anunciou: “Essa semana vamos fechar o nosso relatório, mas ele caminha fortemente para o fechamento desses hospitais. Vamos anunciar a medida e a data ainda essa semana’’.

O deputado Renan Ferreirinha, relator da comissão, destacou que vistoriou todas as unidades e disse que elas nunca estiveram aptas a funcionar.

Nossa equipe pediu um esclarecimento à Secretaria Estadual de Saúde sobre o fechamento desses hospitais e fomos informados de que ainda não há nenhuma decisão sobre esse possível fechamento. Um relatório está sendo produzido e será divulgado ainda esta semana.

Uma outra novidade para o tratamento do novo coronavírus em Nova Friburgo diz respeito aos leitos de CTI no Hospital Municipal Raul Sertã. A Secretaria de Estado de Saúde informou que hoje já foram disponibilizados, por intermédio da Central Estadual de Regulação, mais 10 leitos de CTI na unidade.

Questionamos se o Estado disponibilizará insumos e equipes de trabalho para auxiliar nesse aumento de leitos, e obtivemos a resposta que os 10 leitos de CTI para atender a COVID 19 têm a previsão de início do funcionamento para esta semana. A parceria com o Estado e o município está sendo formalizada prevendo as seguintes incumbências:

a) Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo – estrutura física, mobiliário, equipamentos, insumos, medicamentos e exame diagnóstico.

b) Secretaria de Estado de Saúde – equipe de profissionais necessários, insumos e medicamentos.

c) os profissionais que irão atuar neste CTI serão contratados pelo estado.

Por Bárbara Figueiredo / Paola Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *