Superfaturamento na Saúde: mais de R$ 1,1 milhão saíram dos cofres públicos, segundo CPI

Em sessão extraordinária, realizada na última sexta-feira, 12, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, a leitura do voto, realizada pelo relator da CPI da Saúde, o Vereador Zezinho do Caminhão, foi constatado um superfaturamento de R$ 1.119.677, 86 no setor da saúde friburguense.

Esse valor é referente aos pagamentos realizados à Global Trade Indústria de Alimentação durante os anos de 2017 e 2018. Além disso, o serviço de fornecimento de gás também teria sido superfaturado, uma vez que a empresa responsável deveria arcar com as despesas, porém isso só passou a acontecer no início deste ano, por meio de uma licitação. No período em que a Global Trade não repassava o dinheiro do fornecimento de gás para a prefeitura, era o município que estava pagando esses custos.

Com 15 horas de duração, além de Zezinho do Caminhão, os vereadores que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito, Johnny Maycon, Marcio Damazio, Alcir Fonseca e Carlinhos do Kiko, e outros cinco que estavam presentes também tiveram tempo para se pronunciar.

No parecer do relator, foram indicados favorecimentos para contratos emergenciais, no lugarde licitações, que teriam beneficiado uma única empresa no fornecimento de alimentos do Hospital Municipal Raul Sertã.

O relatório apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito é resultado de um processo administrativo, apurado durante 10 meses, que contém mais de 17 mil páginas, além dos arquivos digitalizados. Durante esses meses, 28 pessoas também foram ouvidas para falar sobre assuntos pertinentes a investigação.

O parecer final da Comissão Parlamentar de Inquérito foi aceito por unanimidade e a partir de agora toda a apuração realizada será encaminhada para o Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta