Uma semana dedicada a importância da inclusão

Comemorada desde 1967, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. A realidade das pessoas com deficiência é marcada diversas lutas.

A deficiência intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades. No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas.

A inclusão de pessoas com atraso cognitivo pode ser complicada, mas para que estes alcancem um melhor desempenho, é preciso que exista um ambiente adequado, no qual consigam se concentrar, desempenhar suas funções e interagir com os colegas. A dinâmica é diretamente ligada ao suporte que recebem, por isso todos devem se conscientizar de que suas tarefas devem estar de acordo com suas capacidades e seu tempo precisa ser respeitado.

É através da semana da conscientização da pessoa com deficiência, que o movimento por direitos cresce e é fortalecido. Por isso, é tão impostante que todos lutem juntos e busquem a conscientização da necessidade de recursos de apoio. Só assim é possível vencer as batalhas do cotidiano.

Jussara Conceição

Jussara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta