Em decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 2, Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, prorrogou até o dia 05, sexta-feira, as medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus no estado.
As determinações de isolamento continuam valendo durante esta semana, mas nos próximos dias, o governo vai acompanhar o mapa de incidência de evolução da doença para começar a definir um cronograma de flexibilização gradual.
Medidas como: fechamento de escolas públicas e privadas, creches e instituições de ensino superior e a suspensão da realização de eventos esportivos, culturais, shows, feiras científicas, entre outros, em local aberto ou fechado ficam mantidas. Também continua suspenso o funcionamento de cinemas, teatros e afins, academias, centros de lazer e esportivos e shoppings. Permanece a recomendação para que a população fluminense não frequente praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes.
Os serviços que deverão permanecer funcionando são os serviços essenciais. Esses, deverão seguir todas as medidas de prevenção, como: usar máscaras, respeitar o distanciamento social, usar medidas de higienização, entre outras. Em caso de descumprimento das medidas previstas, as autoridades competentes deverão apurar as eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.