Detran emite aviso a motoristas que podem ter habilitação suspensa
- outubro 9, 2019
- 0
Na última terça-feira, 8, o Departamento Nacional de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran – RJ) publicou no Diário Oficial, um aviso a 4.057 condutores que estão em
Na última terça-feira, 8, o Departamento Nacional de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran – RJ) publicou no Diário Oficial, um aviso a 4.057 condutores que estão em
Na última terça-feira, 8, o Departamento Nacional de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran – RJ) publicou no Diário Oficial, um aviso a 4.057 condutores que estão em processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A publicação foi feita para alertar os motoristas que não receberam a notificação por correio.
Desse total, 2.332 habilitados precisam entregar o documento ao órgão. Já 1.647 condutores estão sendo avisados sobre a abertura do processo de suspensão, podendo recorrer na instância de Defesa Prévia, que é a parte inicial do processo. Os outros 78 motoristas já tiveram a suspensão da carteira definida, porém podem recorrer a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).
O Detran informou também que não autoriza terceiros a entrarem em contato com os habilitados. Caso isso ocorra, é possível fazer uma denúncia na parte de “Corregedoria” no site do departamento.
Nesta quarta-feira, 9, o órgão comemora os seis meses da “Operação Detran Seguro”. A iniciativa substitui a vistoria anual em todo o estado do Rio e já verificou aproximadamente 174 mil veículos. O Detran também divulgou os números da ação nesse primeiro semestre.
Desses 174 mil, 20.919 foram abordados pelos agentes de fiscalização e 9.722 receberam infração. Entre as autuações, a mais comum é de mau estado de conservação dos veículos, com 3.167 casos, seguida de portar o licenciamento vencido (2.583) e em terceiro, conduzir sem CNH (708).
A operação verifica a documentação do veículo, do motorista e itens indispensáveis para a segurança do trânsito como pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.
Em caso de irregularidade, os proprietários recebem um auto de infração e têm até 7 dias para apresentar ao Detran a regularização das infrações constatadas.
Se o motorista não apresentar as irregularidades dentro do prazo, levará multa e o veículo receberá uma restrição administrativa. Se visto circulando pelas vias, terá o carro removido.
A “Operação Detran Seguro” acontece diariamente, mas os locais não são divulgados com antecedência.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.