Comércio de Nova Friburgo não vai abrir na próxima segunda-feira

Em comemoração ao “Dia do Comerciário”, o comércio de Nova Friburgo não vai funcionar na segunda-feira, 19. O anúncio foi feito pelo Sindicato do Comércio Varejista e está previsto na convenção coletiva da categoria.

A data foi firmada em maio junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio.  Há anos a data vem sendo antecipada em Nova Friburgo de outubro para a terceira segunda-feira de agosto.

“Tivemos a ideia lá atrás e decidimos testar. A mudança foi aprovada tanto por empresários quanto por funcionários das lojas e bem incorporada pela cidade”, diz Braulio Resende, presidente do  Sincomércio.

A orientação é que os friburguenses antecipem as compras porque as lojas não poderão abrir suas portas. Este é um dos poucos feriados em que o comércio não tem autorização para funcionar.

Até o fim do ano, as lojas da cidade estão autorizadas a abrir pelo acordo coletivo em cinco feriados, são eles:
– 07 de setembro, Independência do Brasil;
– 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida;
– 02 de novembro, Finados;
– 15 de novembro, Proclamação da República;
– 20 de novembro, Zumbi dos Palmares.

A medida quer contribuir para o fomento do turismo na região, além de corrigir um fator que prejudicava os empreendedores. “As grandes redes de varejo buscavam na Justiça o direito de abrir nos feriados, enquanto as empresas menores ficavam em desvantagem. Depois que incluímos essa cláusula na nossa convenção, todas as lojas de Nova Friburgo desfrutam de iguais condições”, destaca Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Deixe uma resposta