Detran emite aviso a motoristas que podem ter habilitação suspensa

Na última terça-feira, 8, o Departamento Nacional de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran – RJ) publicou no Diário Oficial, um aviso a 4.057 condutores que estão em processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A publicação foi feita para alertar os motoristas que não receberam a notificação por correio.

Desse total, 2.332 habilitados precisam entregar o documento ao órgão. Já 1.647 condutores estão sendo avisados sobre a abertura do processo de suspensão, podendo recorrer na instância de Defesa Prévia, que é a parte inicial do processo. Os outros 78 motoristas já tiveram a suspensão da carteira definida, porém podem recorrer a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI).

O Detran informou também que não autoriza terceiros a entrarem em contato com os habilitados. Caso isso ocorra, é possível fazer uma denúncia na parte de “Corregedoria” no site do departamento.

Operação Detran Seguro

Nesta quarta-feira, 9, o órgão comemora os seis meses da “Operação Detran Seguro”. A iniciativa substitui a vistoria anual em todo o estado do Rio e já verificou aproximadamente 174 mil veículos. O Detran também divulgou os números da ação nesse primeiro semestre.

Desses 174 mil, 20.919 foram abordados pelos agentes de fiscalização e 9.722 receberam infração. Entre as autuações, a mais comum é de mau estado de conservação dos veículos, com 3.167 casos, seguida de portar o licenciamento vencido (2.583) e em terceiro, conduzir sem CNH (708).

A operação verifica a documentação do veículo, do motorista e itens indispensáveis para a segurança do trânsito como pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.

Em caso de irregularidade, os proprietários recebem um auto de infração e têm até 7 dias para apresentar ao Detran a regularização das infrações constatadas.

Se o motorista não apresentar as irregularidades dentro do prazo, levará multa e o veículo receberá uma restrição administrativa. Se visto circulando pelas vias, terá o carro removido.

A “Operação Detran Seguro” acontece diariamente, mas os locais não são divulgados com antecedência.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta