ETA Debossan recebe novo sistema de tratamento de água

As obras de modernização da Estação de Tratamento de Águas de Debossan foram inauguradas na manhã desta quarta-feira, 21. A ETA vinha passando por obras de modernização desde maio deste ano, para atuar com um novo sistema de tratamento, a floto-filtatração.

A Estação de Debossan é responsável pelo abastecimento de 16 bairros da cidade, atendendo a cerca de 50 mil pessoas, com uma capacidade de tratamento de 160 litros por segundo, e de acordo com a concessionária, os investimentos trarão uma maior capacidade de tratamento e acabará com as interrupções do sistema de abastecimento no período de chuvas fortes, problemas que aconteciam frequentemente nos bairros atendidos pela ETA Debossan.

“Essa modernização vai combater o grande problema desse manancial que é a coloração da água que sobe muito em época de chuvas torrenciais.” Garantiu João Henrique T. de Sá, superintendente da empresa.

Na floto-filtração, o sistema de tratamento permite a separação das matérias orgânicas presentes na água a partir da injeção de ar dissolvido. Nele as partículas se movem para a superfície do tanque, onde serão removidas por raspadores de lodo. O processo de tratamento se completa com a filtração, a desinfecção e o desaguamento do lodo.

Até o ano de 2022, a empresa que já atua na cidade a dez anos e possui 13 estações de água e 04 estações de tratamento de esgoto , tem a intenção de investir milhões de reais em melhorias na prestação do serviço.

“Temos planos de investimentos de mais de 100 milhões aqui em Nova Friburgo em estações de tratamento de esgostos, e melhoriais de estações de água, modernização de outros Etas, como a Caledônia(ETA) que já iniciou as obras.”

Bianca Chaboudet

Bianca faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta