Inscrições abertas para o Parlamento Juvenil 2019
- maio 28, 2019
- 0
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de 14 a 17 anos, da rede pública estadual de ensino podem participar do Parlamento Juvenil 2019. As inscrições
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de 14 a 17 anos, da rede pública estadual de ensino podem participar do Parlamento Juvenil 2019. As inscrições
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, de 14 a 17 anos, da rede pública estadual de ensino podem participar do Parlamento Juvenil 2019. As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 7 de junho.
O projeto foi criado em 1998 e é da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria De Estado de Educação. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliando a consciência política, formando novas lideranças, além de oferecer a oportunidade de estudantes defenderem projetos no plenário da ALERJ.
Na última segunda-feira, 27, aconteceu o Dia D do Parlamento Juvenil em todo o Estado. Os 92 municípios receberam alguma atividade relacionada ao PJ, promovida pelos deputados oficiais ou ex-parlamentares juvenis de cada cidade. Em Nova Friburgo, o ex-deputado estadual Wanderson Nogueira, e gestor do projeto, esteve na cidade junto ao deputado estadual Sérgio Louback conversando com os alunos do Colégio Estadual Jamil El-Jaick.
Os estudantes passam por processo eleitoral em suas escolas e municípios. Caso sejam selecionados, os alunos passam por uma semana de capacitação na cidade do Rio de Janeiro com cursos, oficinas, programações culturais, além das atividades parlamentares.
Os participantes apresentam,
debatem e votam os projetos de sua autoria no plenário da ALERJ. No fim, as
escolhidas são encaminhadas à apreciação do Governador, podendo ou não virar
lei. Atualmente, quatro projetos de jovens são leis em vigor. Uma delas de Ryan
Macário, aqui de Nova Friburgo.
Ryan foi o autor da proposta que virou a Lei 8255/2018, que dispõe sobre
estágios de formação de professores.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.