MEC anuncia projeto-piloto para Enem digital

Na manhã de ontem, 03, o Ministério da Educação anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em formato digital, a partir de 2020.

No primeiro teste, a prova será feita em 15 capitais do país e a adesão na hora da inscrição será opcional, até chegar ao número total de 50 mil candidatos.

Além disso, o vestibular será realizado em dias diferentes do regular, porém no mesmo modelo: dois domingos consecutivos. Neste caso, os inscritos que optarem pela forma digital executarão o Enem nos dias 11 e 18 de outubro do próximo ano. Porém, em caso de problemas logísticos ou de infraestrutura durante a realização digital da prova, o candidato terá direito a reaplicação em papel, devido ao projeto ainda ser um piloto.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, tanto as provas objetivas, quanto a redação, serão feitas digitalmente. O objetivo do Instituto, junto ao MEC, é aumentar progressivamente o número de aplicações do vestibular nos próximos anos, até 2026, quando, de acordo com o presidente de Inep, Alexandre Lopes, o exame ocorra em variadas datas durante a ano, por agendamento.

Em relação a estrutura de realização da prova, a assessoria do Inep esclareceu que não haverá compra de equipamentos e ainda informou: “Como já acontece atualmente, com o Enem regular, o instituto irá contratar empresa aplicadora para o Enem Digital, que atuará em unidades de ensino ou com a locação de locais com a infraestrutura necessária.” .

Outro ponto abordado pelo Instituto é que o Enem Digital sirva como “incentivo para ampliar o número de computadores conectados nas redes de ensino de todo País. E consequentemente, aumentar o total de inscritos no exame.” .

Questionamos também as localidades com restrições no acesso a internet e a resposta foi que ” serão adotadas soluções específicas”.

Para quem vai fazer a prova neste ano, não há alterações.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta