Nova Friburgo registra grandes incêndios florestais nos últimos dias

O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo trabalha desde a tarde de ontem, 12, em combates a incêndios florestais espalhados pela cidade. Pelo menos quatro bairros registram ocorrências significativas no município.

De acordo com o comandante do 6º GBM, Tenente Coronel Thiago Alecrim, os focos começaram por volta das 14h e tomaram grandes proporções. Os bombeiros continuam atuando no combate ao incêndio nos bairros de Varginha e Amparo. Já na Chácara do Paraíso e Campo do Coelho os trabalhos são de monitoramento.

Fogo continua em Vaginha (Foto: Gabriela Folly)

Ainda não é possível saber o total exato da área queimada, já que os incêndios continuam, mas segundo o comandante, cerca de 100 mil metros quadrados já podem ter sido afetados. O grupamento está contando com o apoio do helicóptero e 15 bombeiros envolvidos na ação.

Na noite de ontem, 12, uma escola no bairro Varginha, chegou a emitir um comunicado cancelando as aulas desta sexta-feira, 13, por conta do forte cheiro da fumaça e fuligem provocados pela queimada.

Neste ano, entre janeiro e os primeiros dias de setembro, já foram registrados 556 focos de incêndios em vegetação . No mesmo período do ano passado foram apenas 221 ocorrências. Nesses 13 primeiros dias de setembro, o número de queimadas já ultrapassa todos os casos registrados no mesmo mês do ano passado, com um total de 34 incêndios florestais nessas duas primeiras semanas.

As causas dos incêndios ainda não foram identificadas. Ontem a Polícia Civil chegou a apoiar a ação dos bombeiros enviando perícia para analisar onde os focos poderiam ter começado, mas ainda não há resultado.

Imagem: Gabriela Folly 

Bianca Chaboudet

Bianca faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Um comentário em “Nova Friburgo registra grandes incêndios florestais nos últimos dias

  • 13/09/2019 em 14:00
    Permalink

    Enquanto nao tratarem essas queimadas como.elas realmente sao – crimes ambientais – a situacao so vai piorar a cada ano. Os criminosos, sejam culposos ou dolosos, precisam ser responsabilizado e pagarem por seus crimes, seja atraves de multas e ate prisao, como previsto em lei. Nao e culpa de Sao Pedro. Nao e combustao espontanea ( fenomeno rarissimo). Simplesmente sao as pessoas que sao as culpadas. Se nao acenderem um fosforo, nao tem queimads. Se a culpa fosse da seca, um posto de gadolina tb seria um grande risco. Alguem por acaso acende um fosforo perto de uma. Bomba de combustivel????

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: