DESTAQUEGeralinteresse publíco

Secretaria da Mulher promove palestra pelos 20 anos da Lei Maria da Penha

  • agosto 7, 2026
  • 0

Ação faz parte da programação do Agosto Lilás e busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher

Secretaria da Mulher promove palestra pelos 20 anos da Lei Maria da Penha

A Secretaria da Mulher de Nova Friburgo promove, nesta sexta-feira, 7, uma palestra em referência aos 20 anos da Lei Maria da Penha e à campanha Agosto Lilás. O encontro acontece às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Publicidade

Com o tema “20 anos depois: estamos enxergando a violência? Perspectiva de gênero no Direito da Família”, a advogada Marisa Gaudio conduz a palestra. Ela presidiu a Comissão OAB Mulher da Seccional e atua nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Mediação de Conflitos.

Escolha da data da palestra

A escolha da data marca os 20 anos da sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. A legislação ampliou os mecanismos de prevenção, proteção e responsabilização em casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Segundo a secretária da Mulher, Vanderleia Pereira Lima, a data reforça a importância da informação e do acesso à rede de proteção.

Além da palestra, o Centro de Referência da Mulher (CREM) promove uma ação de conscientização na calçada da antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da Prefeitura. A equipe apresenta os serviços jurídicos, psicológicos e sociais oferecidos às mulheres vítimas de violência.

O CREM também orienta a população sobre os serviços da rede de proteção e os canais de atendimento disponíveis no município.

20 anos da Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completa 20 anos nesta sexta-feira, 7. O Congresso Nacional aprovou a legislação em 2006 para ampliar a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A lei estabelece mecanismos de proteção e medidas para prevenir e combater diferentes formas de violência. Também fortalece a atuação da rede de atendimento às vítimas.

A data integra ainda a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 oferece orientação sobre direitos e sobre os serviços da rede de atendimento, além de receber e encaminhar denúncias de violência contra as mulheres aos órgãos competentes. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado pela própria mulher ou por qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma situação de violência.

O atendimento está disponível pelos seguintes canais:

  • Telefone: 180;
  • WhatsApp: (61) 9610-0180;
  • E-mail: ligue180@mulheres.gov.br;
  • Videochamada com atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – acesse aqui.

Em situações de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar pelo telefone 190.

Links relacionados:

 

 

Forças de segurança do Rio participam de operação nacional de combate à violência contra a mulher

Agosto Lilás: DEAM de Nova Friburgo divulga balanço de casos de violência contra mulher na cidade

Agosto lilás: Nova Friburgo recebe ação neste fim de semana

Prefeitura realizará eventos sobre Agosto Lilás

Programa “Patrulha Maria da Penha” promoverá maior acompanhamento às mulheres vítimas de violência

 

Compartilhe:
Publicidade