SUS oferecerá teste rápido para leptospirose

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer o teste rápido para diagnóstico da leptospirose em ambientes hospitalares. Com o kit disponibilizado, será possível saber o resultado em até 20 minutos.

O teste é realizado com um novo kit portátil, de fácil uso, e promete ser avaliado pelo Ministério da Saúde e comparado com demais métodos já existentes na rede. O procedimento é semelhante ao teste de gravidez, pois é feito com apenas uma gota de sangue, e em 20 minutos sai o resultado, permitindo a intervenção rápida de um médico, com o tratamento específico da doença.

A implementação começará na região Sudeste, devido às chuvas intensas que atingiram os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que podem favorecer a proliferação da ocorrência de casos de leptospirose.

A doença é letal, sendo propagada pela urina do rato, presente nos esgotos e bueiros, e, em períodos de chuva, se misturam com inundações, penetrando o organismo através da pele. Os sintomas são dores de cabeça e no corpo, podendo chegar à vômito, diarreia e tosse.

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *