Vai fazer o quê? Prefeitura abre consulta pública para destino de terreno na Praça do Suspiro

O terreno anexo à Praça do Suspiro, que vem sendo utilizado para promover grandes eventos na cidade como ‘O Amor Sobe a Serra’ e o ‘Festival de Inverno’, neste último final de semana, tem sido tema de um debate sobre qual fim terá sua utilização. Por isso, a Prefeitura de Nova Friburgo abriu uma consulta pública para ouvir a opinião da população.

Em 2018, quando esse terreno foi adquirido pela administração municipal, já havia um intuito de incorporá-lo a um complexo turístico. No entanto, durante a atuação do atual governo, surgiu um novo destino para este terreno: a criação de uma biblioteca internacional. Porém, com o novo rumo de utilização para eventos, a prefeitura vem repensando essa decisão. 

A população pode dar sua opinião por meio de um formulário que traz algumas alternativas: 

A: manter a criação da Biblioteca Internacional Machado de Assis (BIMA), projeto já aprovado na Câmara Municipal em 2021, prevendo a construção de um espaço multifuncional, voltado para a cultura, o conhecimento e integração entre países.

B: construção de uma Praça da Cerveja (Bier Garden), tornando um ponto de convergência para o turismo cervejeiro e a cultura dos povos colonizadores da cidade, comercializando comidas típicas e cervejas em quiosques padronizados, além de um memorial da produção cervejeira na região, com espaço para shows e uma fonte.

C: continuar utilizando para a realização de eventos e apresentações artísticas e culturais.

Por fim, tem uma quarta opção onde a população pode enviar uma sugestão, de acordo com a sua opinião, sobre como o terreno deve ser utilizado. Vote clicando aqui.

Como as redes sociais são um forte termômetro do apelo público, nos comentários da publicação do governo municipal, muitos vêm preferindo a opção C, mas alguns moradores da região apareceram para se queixar dos barulhos que os eventos trazem. Teve também muitas sugestões para a opção B, da Praça da Cerveja, ser integrada à Praça das Colônias, que vem sendo pouco utilizada. A votação fica aberta até o dia 2 de agosto e os interessados precisam apenas de um email para deixarem sua opinião.

Foto: divulgação Secretaria de Cultura.

QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL EM PRIMEIRA MÃO? Participe do GRUPO DE NOTÍCIAS DA TV ZOOM NO WHATSAPP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.