Operação Detran Seguro: nova fiscalização irá avaliar oito itens dos veículos

Começou nesta segunda feira, 08, a operação Detran Seguro. A ação será realizada por agentes de departamento de trânsito em todo estado do Rio de Janeiro. A fiscalização contará com uma “câmera inteligente” que verificará se o motorista está com a carteira cassada, ou seja, sem permissão para dirigir durante dois anos, ou suspensa, se o veículo é roubado, entre outros problemas.

As blitzes de fiscalização vão acontecer diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h fazendo a verificação dos equipamentos obrigatórios.

Os motoristas que forem parados pela fiscalização terão os seguintes itens avaliados:
– Lataria
– Pneus
– Farol
– Película
– Comandos de seta
– Vidros
– Placas de identificação
– Emissão dos gases poluentes

Além disso, os condutores que forem abordados devem apresentar a CNH dentro da validade e o CRLV atual.

Caso alguma irregularidade for encontrada nos veículos e puder ser resolvida no próprio local, o mesmo será liberado logo em seguida. Caso contrário, desde que o veículo apresente condições de segurança para circulação, mediante do recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), o motorista terá sete dias para providenciar a regularização.

Em último caso, se o veículo for apreendido sua restituição só ocorrerá mediante a um pagamento de multa, taxas e despesas com a remoção e estada.

As blitzes acontecerão esporadicamente em todo o Estado do Rio. As primeiras ações já aconteceram na cidade do Rio e em Teresópolis. A medida entra no lugar das vistoriais anuais que aconteciam anteriormente nos postos dos DETRANs e que foram suspensas pelo ex-governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles.

Jussara Conceição

Jussara faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta