“Vida alheia, riquezas salvar”: Dia do bombeiro é comemorado em todo país

O dia 02 de julho é em comemoração a uma das profissões mais bonitas, os bombeiros. A data foi escolhida em homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. O Dia do Bombeiro Brasileiro passou a ser comemorado em 1954, através da oficialização do decreto de lei n° 35.309.

O 6° Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo é atualmente comandado pelo Tenente Coronel Thiago Alecrim, que desempenha as tarefas da profissão ao lado de sua corporação. O 6° GBM é responsável também por destacamentos nas cidades vizinhas, realizando operações como resgates em acidentes, combate a incêndios, desastres naturais e tantos outros chamados de diferentes níveis de dificuldade.

Embora estejam preparados para atender as solicitações, os bombeiros muitas vezes encaram situações mais complicadas do que esperam, e por muitas vezes essas operações marcam e emocionam a tragetória do profissional, como o resgate de um bebê em acidente no Rio de Janeiro, realizado pelo comandante.

“Um evento que me marcou muito foi a capotagem de um veículo com quatro vítimas e a gente já tinha retirado três vítimas e essa quarta surgiu de uma surpresa. Era um bebê de cerca de 1 ano e 3 meses se não me falha a memória e ele estava preso embaixo do banco, então quando nós tiramos e ele ainda estava vivo foi uma emoção muito grande. Eu nunca esqueci esse evento.” – Disse o comandante Tenente Coronel Thiago Alecrim.

A profissão que não mede esforços e por muitas vezes põe a vida em risco para salvar a de outras pessoas, traz também aos profissionais momentos de muita gratidão. “Nosso lema é ‘Vidas alheias, riquezas salva’ então eu acho que essa dedicação ao próximo é uma coisa emocionalmente muito gratificante! Então eu digo que ajudar alguém, principalmente quando a pessoa está precisando, é algo que nos deixa sempre feliz!”

Bianca Chaboudet

Bianca faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta